35 estudos de caso de BIG DATA para te inspirar na jornada data-driven

Raquel Deneige
9 min readFeb 3, 2018

Em menos de uma década, o Big Data é uma indústria de vários bilhões de dólares. Mas quem está usando isso? Como eles aplicam dados? O que eles estão conseguindo?

Aqui estão 35 estudos de caso Big Data, onde as empresas vêem grandes resultados.

  1. AETNA : Aetna Inc é uma empresa americana de saúde, que vende planos de seguro saúde e serviços tradicionalmente relacionados e direcionados ao consumidor, como serviços médicos, farmacêuticos, odontológicos, e planos de invalidez. A empresa analisa os resultados do paciente em uma série de testes de detecção de síndrome metabólica, avalia os fatores de risco do paciente e concentra-se no tratamento de uma ou duas coisas que terão maior impacto (estatisticamente falando) na melhoria da saúde. 90% dos pacientes que não tiveram uma consulta prévia com seu médico se beneficiam de uma triagem e 60% se beneficiam com a melhoria da adesão ao seu regime de remédios.
  2. AMERICAN EXPRESS : Começaram procurando por indicadores que poderiam prever a lealdade e desenvolveram modelos preditivos sofisticados para analisar transações históricas com até 115 variáveis para prever o potencial de churn. A empresa acredita que agora pode identificar 24% das contas que fecharão nos próximos quatro meses.
  3. ATLANTA FALCONS : o time da NFL é conhecido por usar a tecnologia GPS para avaliar os movimentos dos jogadores durante os jogos e treinos, o que ajuda os treinadores a criar jogadas mais eficientes.
  4. BANK OF AMERICA : “BankAmeriDeals” oferece ofertas de reembolso a clientes de crédito e débito baseados em análises de compras anteriores.
  5. BASIS : é um rastreador de saúde de pulso e um painel de controle pessoal online que ajuda os usuários a incorporar pequenas e progressivas mudanças de saúde ao longo do tempo adequada ao comportamento de cada usuário.
  6. BRITISH AIRWAYS : o programa “Know Me” combina informações de fidelidade já existentes com os dados coletados dos clientes com base no seu comportamento online. Com a mistura dessas duas fontes de informação, a British Airways pode oferecer ofertas mais direcionadas enquanto responde aos lapsos do serviço de forma a criar uma experiência mais positiva.
  7. CAESARS ENTERTAINMENT : Combina os resultados dos jogos dos jogadores com suas informações do programa de recompensas para oferecer vantagens atraentes para aqueles que estão perdendo demais.
  8. CATAPULT : revela informações de importância vital, como se um atleta está desenvolvendo uma lesão ou se determinados exercícios são excessivamente estressantes. Isso ajuda as equipes a manter seus jogadores seguros e prontos para os jogos. As vendas cresceram 64% no ano passado e a Catapult agora trabalha com quase metade das equipes da NFL, um terço das equipes da NBA e 30 grandes faculdades americanas.
  9. COMMONBOND : É uma plataforma de empréstimo de estudantes que liga estudantes a investidores e profissionais já bem-sucedidos. Assim, os alunos podem acessar financiamento inferior e de taxa fixa e economizar milhares de dólares.
  10. DELTA : com mais de 130 milhões bagagens verificadas por ano, a Delta possui muitos dados de rastreamento sobre elas e tornou-se a primeira companhia aérea a permitir aos clientes rastrear suas malas a partir de dispositivos móveis. Até a data, o aplicativo foi baixado mais de 11 milhões de vezes e oferece aos clientes uma maior paz de espírito.
  11. DUETTO : torna mais fácil para as empresas personalizarem dados para pessoas que buscam hotéis na internet. Os preços por hotéis podem ser personalizados, levando dados, como o que você costuma gastar no bar ou no cassino para incentivá-lo com um preço mais baixo para o seu quarto. O hotel pode lhe dar um preço melhor, sabendo que gastará dinheiro em outros serviços.
  12. EBAY : “the Feed” é uma nova página inicial que permite aos clientes seguir categorias inteiras de itens, por mais obscuros que sejam. Isso torna mais fácil para os clientes ficarem informados dos itens mais recentes que eles têm um interesse particular, especialmente se eles são colecionadores.
  13. EVOVL : ajuda as grandes empresas globais a tomarem melhores decisões de contratação e gerenciamento de pessoas através de análises preditivas, polêmico, não? A Evovl cruza mais de 500 milhões de linhas de dados sobre preços de gás, taxas de desemprego e uso de redes sociais para ajudar clientes como a Xerox — que cortou a evasão em 20% -, a saber por exemplo, quando é mais provável que um funcionário abandone o emprego. Empresas como Xerox e AT & T usam o Evovl, e, em média, os clientes vêem um impacto de pelo menos US$ 10 milhões em seus P&Ls. As vendas da Evolv cresceram 150% no último ano.
  14. GENERAL ELECTRIC : muitas máquinas — tudo, desde usinas de energia até locomotivas para equipamentos hospitalares — agora geram dados sobre como elas estão operando. A equipe de análise da GE então reprogramam as máquinas para serem mais eficientes. Mesmo pequenas melhorias são substanciais, dada a escala: pelas estimativas da GE, os dados podem aumentar a produtividade nos EUA em 1,5%, o que em um período de 20 anos poderia economizar dinheiro suficiente para aumentar a renda nacional média em até 30%.
  15. GOOGLE : trabalhando com os Centros de Controle de Doenças dos EUA, a empresa rastreia quando os usuários estão inserindo termos de pesquisa relacionados a tópicos de gripe, para ajudar a prever quais regiões podem experimentar surtos.
  16. HOMER : feita com inputs de experts em literatura a ferramenta ajuda as crianças a aprender a ler. Possui um programa de fonética completo, uma biblioteca de histórias maravilhosamente ilustradas, centenas de viagens científicas e ferramentas de arte e gravação interessantes, combinando as melhores técnicas de aprendizagem precoce em um aplicativo envolvente que conecta aprendizagem para ler com a aprendizagem para entender o mundo.
  17. IRS : usa os dados para impedir o roubo de identidade, fraude e pagamentos impróprios, como aqueles que não estão pagando impostos e devem. O sistema também ajuda a garantir o cumprimento das regras e leis fiscais. Até agora, o IRS parou bilhões de dólares em fraude, especificamente com roubo de identidade, e recuperou mais de US $ 2 bilhões nos últimos três anos.
  18. KAISER : não a cerveja, a empresa de saúde, usa dados para estudar a incidência de coágulos de sangue dentro de um grupo de mulheres que tomam contraceptivos orais. A análise revelou que uma fórmula continha uma droga que aumentava a ameaça de coágulos de sangue em 77% — compreender esses tipos de padrões pode ajudar muitas pessoas a evitar visitas ao médico ou ter emergências médicas.
  19. KROGER : a varejista acessa, coleta e gere os dados de cerca de 770 milhões de consumidores. A empresa conta que 95% de suas vendas são através de seu cartão de fidelidade. A Kroger vê o impacto de seu premiado programa de fidelidade através de uma taxa de resgate de 60% e mais de US $ 12 bilhões em receita incremental, tudo isso alcançado por ofertas personalizadas.
  20. LENDUP : uma startup financeira que avalia se deve aprovar os requerentes de empréstimo verificando como a pessoa navega pela internet.
  21. NETFLIX : Após conquistar milhões de usuários com sua programação original de alta qualidade, agora está usando seus dados e análises sobre hábitos de visualização para criar e comprar uma programação já pronta que sabe que será abraçada por grandes públicos.
  22. NEXT BIG SOUND : Explica através de análises de atividades on-line, visualizações de páginas de Wikipedia, likes de Facebook, YouTube Views e posts no Twittter, quais bandas estão prestes a estourar, ajudando aos executivos da indústria a assinarem contratos mais assertivos.
  23. NORFOLK SOUTHERN : Usa softwares personalizados para monitorar o tráfego ferroviário e reduzir o congestionamento, permitindo que os trens funcionem a velocidades mais altas. A empresa prevê US$ 200 milhões em economia por ano, fazendo com que os trens funcionem “apenas” 1 mph mais rápido.
  24. PALANTIR : Dessa sou uma grande fã, a empresa usa dados para resolver problemas de segurança que vão desde a fraude ao terrorismo. Seus sistemas foram desenvolvidos com financiamento da CIA e são amplamente utilizados pelo governo dos EUA e suas agências de segurança. Vale a espiada, os caras são geniais!
  25. P&G : examina o sucesso do seu business plan e reage mais rapidamente às mudanças nas condições do mercado, a P&G precisava entender de forma mais clara sua crescente quantidade de informações, assim integrou grandes quantidades de dados estruturados e não estruturados em pesquisa e desenvolvimento, cadeia de suprimentos e interações com clientes, tanto de fontes de dados tradicionais como de novas fontes de dados online. Agora, a P&G pode carregar e integrar dados mais rapidamente e executar análises confiáveis em escalas que anteriormente não eram possíveis.
  26. QSTREAM : permite que os representantes de vendas se envolvam em desafios divertidos e baseados em cenários, completos com classificações e pontuação, e produz análises sofisticadas e em tempo real. Com essa informação, as empresas adquirem informações importantes sobre as lacunas de conhecimento existentes e recebem as ferramentas para criar forças de vendas mais dinâmicas.
  27. RED ROOF INN : O departamento de marketing da rede de hotéis usa informações meteorológicas históricas e inicia um plano para segmentar os passageiros dos aeroportos com mais movimento. Com cerca de 2–3% dos vôos cancelados diariamente, 500 aviões não decolam e 90 mil passageiros ficam encalhados. A empresa assim usa dados importantes para identificar as áreas de demanda e usa comunicação móvel e outros métodos para direcionar reservas digitais com mensagens personalizadas, como ‘encalhado em Guarulhos? Confira o Red Roof Inn próximo de você. Resultado? 10% mais reservas nos hotéis próximos aos grandes aeroportos.
  28. RENTHOP : uma plataforma de pesquisa de apartamentos que simplifica as decisões imobiliárias, permitindo que os usuários vejam listagens de apartamentos com curadorias de fontes confiáveis e determinem quais apartamentos valem a pena investigar — então agendam compromissos com corretores respeitáveis. Onde está o Big Data? No ranking das fontes confiáveis e corretores respeitáveis.
  29. SEARS : consolidou dados relativos a clientes, produtos, vendas e campanhas para reduzir o tempo necessário para lançar grandes campanhas de marketing de oito para uma semana.
  30. SPRINT : a gigante do segmento de telecom usa Big Data para melhorar a qualidade e a experiência do cliente, ao mesmo tempo em que reduz as taxas de erro da rede e o churn. Eles lidam com 10 bilhões de iterações por dia para 53 milhões de usuários e suas análises Big Data colocam inteligência em tempo real na rede, gerando um aumento de capacidade de 90%.
  31. THE WEATHER CHANNEL : é mais do que apenas um canal meteorológico. Ao analisar os padrões de comportamento de seus usuários digitais e móveis em 3 milhões de locais em todo o mundo — juntamente com os dados climáticos únicos em cada localidade, a Weather Company tornou-se uma potência publicitária, permitindo que as marcas de shampoo, por exemplo, segmentassem os usuários em um clima úmido com um novo produto anti-frizz. Mais de metade da receita de publicidade da Weather Company agora é gerada a partir de suas operações digitais. Surpreendente!
  32. T-MOBILE : integrou dados de vários sistemas de TI para combinar todas as iterações do cliente e os dados de Feedback para melhor prever as reclamações dos clientes. Ao alavancar dados de redes sociais, juntamente com dados de transação de sistemas de CRM e de faturamento, a T-Mobile USA pôde “cortar as reclamações dos clientes pela metade em um único trimestre”.
  33. UPS : O caso mais famoso da gigante logística é de usar dados para otimização da frota. A telemática em caminhão e os algoritmos avançados ajudam com rotas, tempo de inatividade do motor e manutenção preditiva. Desde o início do programa, a empresa economizou mais de 39 milhões de galões de combustível e evitou dirigir 364 milhões de milhas.
  34. VIROOL : é um poderoso serviço de vídeo, que permite aos clientes segmentar o público desejado em sua rede global de mais de 100 milhões de espectadores. Com campanhas acessíveis que começam tão baixas quanto $ 10 por dia, a Virool oferece a qualquer pessoa a capacidade de distribuir conteúdo de vídeo do YouTube através de uma série de editores online e oferece aos clientes uma transparência total com análises precisas e detalhadas.
  35. WAL-MART : baseia-se em análise de texto, aprendizado de máquina e até mineração de sinônimos para produzir resultados de pesquisa relevantes. Wal-Mart diz que adicionar busca semântica melhorou os indicadores de compradores on-line em 15%. Nos termos de Wal-Mart, isso é bilhões de dólares.

Mas e você? Como tem usado o Big Data?

--

--

Raquel Deneige
Raquel Deneige

Written by Raquel Deneige

An economist in love with data science, artificial intelligence and digital. AI@MIT, Innovation&Analytics@Stanford, Economy@ToulouseBS

No responses yet